quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Defesas de Mestrado no ECCO: temas sobre Análise Musical e Canto Coral

Terminou hoje, dia 30 de setembro, a sequência de quatro defesas sobre temas musicais em Poéticas Contemporâneas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO

Com a participação do Prof. Dr. Edwin Pitre da Universidade Federal do Paraná, por video-conferência direto da Cidade do México, da Profa. Dra. Maria Thereza Azevedo e da orientadora Profa. Teresinha Prada, a então candidata Elizabete Angela Paro defendeu seu trabalho intitulado "Novos mundos possíveis: o Canto Coral como arte e resistência". O estudo versou sobre uma experiência com o coral do Instituto Federal de Mato Grosso IFMT Campus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda em diálogo com teorias culturais contemporâneas. A banca aprovou a dissertação e enfatizou a importância do trabalho da nova Professora Mestre Elizabete Paro, atuando agora no IFMT Campus de Várzea Grande.

No dia 25 de setembro, foi defendido o tema "A música contemporânea de concerto e a reinvenção da análise musical" por Jone Luiz Conceição da Costa, com banca formada pelos compositores Prof. Dr. Silvio Ferraz (ECA/USP) e Prof. Dr. Roberto Victorio (Dep. Artes/UFMT) , e a orientação da Profa. Dra. Teresinha Prada. As questões abordadas na pesquisa sobre análise e composição contemporâneas culminaram na realização de um conjunto de três obras, intituladas Curtos Estudos para quarteto de violões. A banca aprovou o trabalho de Jone Luiz, agora Mestre, que pretende seguir para um doutorado logo após o termino do Bacharelado em Violão, no qual está cursando o quinto semestre.

Nos dias 17 e 18 de setembro, Elina Padilha Fernandes e Ana Lia Rodrigues da Silva também defenderam brilhantemente seus trabalhos no ECCO.

Parabéns a todos os recém-mestres! Em breve, estarão palestrando no 6º MusiCien.
Obrigada aos colegas das Bancas!


Ana Lia e Teresinha Prada
Teresinha Prada, Jone Luiz, Silvio Ferraz e Roberto Victorio



Flávia Vieira, Maria Thereza Azevedo, Elizabete Paro, Teresinha Prada e Ju Grisólia
Elina Fernandes e Teresinha Prada
Thiago Augusto, Hoberdan Peno,  Teresinha Prada e William Agnelo
estreando o Curto Estudo 2 de Jone Luiz,
durante a defesa no dia 25 de setembro.




Profa. Maria Thereza, coordenadora do ECCO, os recém-mestres Jone Luiz, Ana Lia,
Elina Padilha e Elizabete Paro, ao lado dos professores Teresinha Prada,  Helen Luce,
Rita de Cássia e o pianista Antonio Eduardo Santos.








segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Professores do departamento de Artes na XXI Bienal de Música no Rio de Janeiro

Professores do Departamento de Artes terão obras estreadas no Rio de Janeiro

Premiados em 2014 pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, com a encomenda e estreia de obras na consagrada XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, os compositores e docentes do Departamento de Artes Prof. Dr. Roberto Victorio e Prof. Dr. Ticano Rocha irão se apresentar em breve na cidade do Rio de Janeiro.
No dia 15 de outubro, na aclamada Sala Cecilia Meireles, a obra para percussão Digressão de Força de Ticiano Rocha será apresentada pelos músicos Tiago Calderano, Pedro Moita e Lourenço Vasconcelos. Essa é a segunda vez que o jovem professor Ticiano Rocha é premiado pela Bienal-Funarte com a encomenda de obras.
Já no dia 16 de outubro, o compositor Roberto Victorio, que também é Bacharel em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, será o maestro da obra Noneto de Pauxy Gentil-Nunes, para grupo de câmara.
No encerramento da Bienal, em 18 de outubro, Victorio estará presente à estreia de sua obra Tetragrammaton XVb para violão e orquestra, com Gilson Antunes ao violão e a Orquestra Sinfônica Nacional. Essa é a 17ª obra estreada pelo Prof. Victorio na Bienal do Rio de Janeiro.


Catálogo da Bienal do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Ticiano Rocha

Prof. Dr. Roberto Victorio

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Defesas de Mestrado sobre temas musicais no Programa de Pós-Graduação de Estudos em Cultura Contemporânea - ECCO, em setembro.






Professores do Departamento de Artes da UFMT apresentam trabalho científico na Finlândia