quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

1ª Jornada Científica de Violão da UFMT


1ª JORNADA CIENTÍFICA DO VIOLÃO NA UFMT: UM MOMENTO DE PARTILHA E APRENDIZADO
por William Agnelo e Thiago Augusto de Oliveira (bolsistas PIBIC/CNPq/UFMT)

Foi realizada com êxito a "1ª Jornada Científica do Violão" no dia 16 de dezembro de 2016 nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá/MT, onde professores, acadêmicos e convidados puderam partilhar e adquirir novos conhecimentos sobre este grande instrumento musical que é o violão.
O evento foi organizado pela Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, Bacharelado em Música, integrando o projeto de pesquisa “Bach no violão de Brasil e América Latina” coordenado pela professora  Teresinha Prada aprovado pela PROPEQ/UFMT com o apoio dos discentes Thiago Augusto de Oliveira e William Agnelo bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).
O objetivo desta 1ª Jornada era tratar do violão  em suas perspectivas de Performance e Pesquisa, trazendo para discussão entre os participantes três eixos temáticos, sendo eles: A homenagem ao Centenário de grandes nomes do Violão em especial Abel Carlevaro; a pesquisa em andamento sobre Bach e Violão, e por fim,  a Vanguarda na escrita para Violão de Leo Brouwer.
Interessante destacar algumas atividades que marcaram este momento, como a videoconferência sobre “O centenário de grandes nomes do Violão Clássico”, como Antonio Rago, Dilermando Reis, Abel Carlevaro e Alberto Ginastera, momento compartilhado pelo professor Dr. Gilson Antunes da Universidade de Campinas – (UNICAMP).
Outra docente que abrilhantou nosso evento foi a professora Dra. Teresinha Prada da Universidade Federal de Mato Grosso discorrendo sobre “Dodecafonismo e sonoridades em Cronomias de Abel Carlevaro”   na sessão de vídeo-músicas comentadas.
            Continuando a programação da 1ª Jornada Científica do Violão na UFMT, na parte da tarde aconteceu às 14h na sala 34 o Recital-conferência PIBIC (Programa de Iniciação Científica). O recital-conferência foi dedicado a pesquisa em andamento sobre Bach e o Violão. Os bolsistas Thiago Augusto de Oliveira Pinto e William Agnelo da Costa fizeram a abertura do recital com algumas falas.
            O bolsista Thiago Augusto falou sobre a modalidade de Bolsa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), explicando que a mesma tem por finalidade o incentivo à pesquisa nas instituições ofertando bolsas de iniciação científica à estudantes de graduação integrados na pesquisa científica, e como tem sido abordar a Música como conhecimento científico.
            Em seguida, o bolsista William Agnelo explicou sobre a pesquisa “Bach no violão de Brasil e América Latina”. Falou sobre a influência do Bach em obras de alguns compositores latino-americanos estudados na pesquisa, dando exemplos ao violão.
Bolsistas William Agnelo e Thiago Augusto fizeram comunicações sobre o PIBIC.


Durante todo o dia (das 9h da manhã às 21h) os presentes puderam participar de diversas atividades entre videoconferências, sessão de vídeo-músicas comentadas, recital, Recital-conferência PIBIC, Trio de Violões da UFMT, concerto entre outras atividades que abrilhantaram ainda mais nosso evento.
A equipe organizadora agradece a todos os presentes nesta 1ª Jornada, aos que contribuíram de forma direta ou indiretamente para que este evento se tornasse um sucesso.

Público atento, entre docentes e discentes

Videoconferência do Prof.Dr. Gilson Antunes (Unicamp)

Palestra da Profa. Dra. Teresinha Prada






http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/8372/1-jornada-cientifica-de-violao-da-ufmt