DO SEMESTRE 2013/2
CLASSES DE VIOLÃO I e II
Orientação: Teresinha Prada
Orientação: Teresinha Prada
DIA 20 DE MARÇO DE 2014 –18h00
AUDITÓRIO DO IL (térreo)
Jone Luiz Conceição da Costa
Leo Brouwer – Estudios Sencillos 1 e 5
Villa-Lobos – Mazurka-Choro
Joel Carvalho de Amorim
Joel Carvalho de Amorim – Inocência
Francisco Tárrega – Adelita
Federico Moreno Torroba– Romance de los Pinos
Villa-Lobos – Prelúdio nº 1
Hoberdan Peno da Silva
Leo Brouwer – Estudios Sencillos 8 e 9
Villa-Lobos – Prelúdio nº 4
William Agnelo da Costa
Leo Brouwer – Estudios Sencillos 4, 6 e 7
Villa-Lobos – Prelúdio nº 3
SOBRE AS OBRAS DO CONCERTO
A obra violonística de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) representa um marco na história mundial do instrumento. A qualidade atingida pelo compositor carioca na criação musical em seu instrumento de formação é reconhecida internacionalmente. O violão foi seu aliado para compor, expressar-se musicalmente, bem como para as noites boemias. A elegante Mazurka-Choro (1910) é de uma fase seresteira e uma de suas primeiras composições. Na volta de sua estada em Paris, Villa-Lobos reiterou sua força expressiva por meio da série dos 5 Prelúdios (1940), rendendo homenagens ao homem do campo (Prelúdio 1), ao Índio (Prelúdio 4) e a Johann Sebastian Bach (Prelúdio 3) – a obra do gênio alemão era uma paixão admitida por Villa-Lobos.
Assim como um dia Villa-Lobos atingiu uma força criadora de primeiríssima grandeza, o mesmo se passou com o cubano Leo Brouwer (1939-), a partir do final da década de 50 do século XX. Suas séries de estudos Sencillos(simples) para o violão surpreenderam o meio acadêmico e artístico, pela reunião de elementos técnicos fundamentais a aspectos distintamente contemporâneos, de sonoridades únicas e logo reconhecíveis – a essência de elementos cubanos em uma ambiência de vanguarda.
O espanhol Francisco Tárrega (1852-1909) é um dos compositores-chave do repertório violonístico, com uma marcante carreira como intérprete, de reconhecida busca pelo perfeccionismo que fez elevar o nível da performance do violão. Compôs cerca de 200 obras, entra as quais Adelita, uma mazurca, uma de suas mais famosas composições. O também espanhol Federico Moreno Torroba (1891-1982) é de uma geração que conviveu com o icônico Andrés Segovia, dedicando-lhe muitas obras. Romance de los Pinos (Romance dos Pinheiros) é da série Castillos de España,que homenageia dezenas de castelos ao redor da Espanha, num estilo romântico tardio.
Inocência, de Joel Carvalho de Amorim, Licenciado em Música e bacharelando em Violão pela UFMT, é umaminiatura musical, de caráter romântico e de refinamento na mais autêntica expressão popular brasileira.
(texto: Teresinha Prada)
DIA 21 - 15H00
AUDITÓRIO DO IL - térreo
CLARINETAS EM CONCERTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário