O concerto Bach:
Reverência e Referência homenageia aquele que é apontado como o maior de
todos os compositores da história da música ocidental, Johann Sebastian Bach, nascido
na Alemanha há pouco mais de 330 anos. Neste concerto, serão ouvidas obras solo
de Bach para Alaúde – antigo instrumento de cordas dedilhadas, espécie de
ancestral do Violão – além de arranjos para música de câmara e apresentamos
compositores latino-americanos que foram inspirados por Bach para suas próprias
composições, seja em forma de reverência à sua memória seja por uma referência
formal ou uma citação. O concerto traz assim uma diversidade de autores em
solos e formações camerísticas do
violão, duos, trios e, por fim, conjunto de violões. O Violão no Bacharelado em Música do Departamento de Artes da
UFMT foi iniciado em 2013, com foco na
música erudita, de câmara e com orquestra, tradicional e contemporânea. Os violões
da UFMT fazem uma mostra de sua produção musical, acadêmica e artística,
orientados pela Profa. Dra. Teresinha Prada. Destacamos
a estreia mundial da Suite VII (2015)
do compositor Roberto Victorio, obra original para violão que se aproxima da
forma Suite, porém avança pela poética
contemporânea desse autor.
PROGRAMA
Dia 29 de março de 2016 – 17h00
Teresinha Prada
Johann
Sebastian Bach
BWV
998 Prelúdio para Alaúde ou Cravo
(versão Edmund Wensiecki)
Abel
Carlevaro – Preludio 3
Leo
Brouwer – Preludio (1956)
–
Fuga (1957)
Roberto
Victorio – Suíte VII (estreia mundial)
obra dedicada a Teresinha
Prada
Hiperlúdio
Espirallemande
Círculos
Exosarabanda
Final
Duo
Teresinha Prada e William Agnelo
Johann
Sebastian Bach
BWV
810 - Prelúdio da Suíte Inglesa nº 5
(arranjo
Marc Francerie)
Dia
30 de março de 2016 - 17h00
William Agnelo
Johann
Sebastian Bach
Prelúdio
para Alaúde BWV 999
(versão Henrique Pinto)
Minueto
em Sol (Livro Anna M. Bach)
(arranjo Henrique Pinto)
Loure
BWV 1006a da Partita em Mi Maior
(versão Frank Koonce)
Heitor
Villa-Lobos – Prelúdio 3
Leo
Brouwer – Estudio Sencillo nº 17
Hoberdan Peno
Johann Sebastian Bach
BWV 995 Suíte para Alaúde
Sarabande (versão Frank Koonce)
Gavotte I (versão Henrique Pinto)
Heitor Villa-Lobos – Estudo nº 1
Paulinho Nogueira – Bachianinha nº 1
Trio Teresinha Prada, William Agnelo
e Hoberdan Peno
Johann Christian Bach – Sonata
opus 15 nº 5
(arranjo Sérgio Abreu)
Dia 31 de março de 2016 - 17h00
Johann Sebastian Bach
BWV 1007 - Prelúdio da Suíte I Violoncelo
(arranjo John Duarte)
Solo: Alexandre Cunha Ribeiro
Johann Sebastian Bach
BWV 996 - Allemande da Suíte Alaúde
(Versão Henrique Pinto)
Solo: Joel Carvalho de Amorim
Johann Sebastian Bach
BWV 996 - Bourré da Suíte Alaúde
(Versão Henrique Pinto)
Solo: Thiago Augusto de Oliveira Pinto
Duo Teresinha Prada e Thiago
Augusto
Johann Sebastian Bach
Invenção nº 13
(arranjo Erwin Schwarz-Reiflingen)
Sinfonia Cantata 156
(arranjo Teresinha Prada )
Heitor Villa-Lobos – Ária
Bachianas Brasileiras nº 5
William Agnelo (violão) e
Iasmin Medeiros (Canto)
Trio Teresinha Prada, William Agnelo
e Hoberdan Peno
Heitor Villa-Lobos – Prelúdio e Ária
Bachianas Brasileiras nº 4
(arranjo Teresinha Prada)
Conjunto de
Violões
Johann
Sebastian Bach
Coral - Es ist genug, so nimm, Herr
Coral - Wir glauben all einen Gott
(arranjos: Orlando Fraga)
Sinfonia da Cantata 106
(arranjo: Teresinha Prada)
Alexandre
Cunha Ribeiro
Álvaro Luiz da Silva Ormond
Daniel
Ferreira Barbosa
Jone Luiz Conceição da
Costa
Gabriel Vinícius de
Oliveira
Thiago
Augusto de Oliveira Pinto
William
Agnelo
Coordenação:
Teresinha Prada
CONCERTO
Bach:
Reverência & Referência
com
VIOLÕES DA UFMT
Apoio:
Faculdade de
Comunicações e Artes
PROAD-UFMT
Organização:
Profa.
Dra. Teresinha Prada
Monitor
William Agnelo
Bacharelado em Música - Violão
Universidade Federal
de Mato Grosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário