terça-feira, 6 de junho de 2017

Mestrando Glaucos Monteiro é selecionado para residência de composição


Glaucos Monteiro, discente do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, teve seu trabalho selecionado para uma residência junto à Orquestra  Experimental de Instrumentos Nativos – OEIN, de La Paz – Bolívia.



No início do semestre foi lançada uma convocatória do Programa de Residências em Composição 2017 da OEIN. Glaucos Monteiro enviou duas composições de sua autoria para a seleção. Acabou de receber resposta oficial confirmando sua aprovação como compositor residente, em agosto de 2017.

Glaucos desenvolve pesquisa sobre a temática da música contemporânea em performance de instrumentos nativos, orientado pela Profa Dra. Teresinha Prada, e integra o Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea - Necimc.  O viés de seu trabalho artístico-musical perpassa a questão da arte e resistência e o pensamento decolonial.  Neste sentido, a residência na OEIN será uma oportunidade fundamental para a pesquisa de campo e o desenvolvimento material de sua dissertação.

Entre as atividades, o residente terá encontros com os elencos titular e juvenis da OEIN, bem como com o Ensamble de Cámara; visitas às oficinas do Programa de Iniciação Musical; encontro com o Mestre construtor de instrumentos Vicente Torrez, com a diretoria da OEIN, com compositores que já atuaram  na OEIN, abordagem de instrumentos e técnicas instrumentais específicas.
O compositor residente deverá entregar una nova obra criada especialmente para algum dos elencos da OEIN até 6 meses posteriores da residência. Também deverá apresentar um trabalho – palestra, audição ou  comunicação – dedicado a compartilhar sua experiência com a OEIN.

A OEIN foi idealizada pelo compositor boliviano Cergio Prudencio em 1980, que atuou até 2016. Seu nome está gravado junto à Música Nova no continente, principalmente por seu êxito na herança cultural e contemporaneidade.

8 comentários: