Glaucos Monteiro, discente do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, teve seu trabalho selecionado para uma residência junto à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos – OEIN, de La Paz – Bolívia.
No início do semestre foi lançada uma convocatória do Programa de Residências em Composição 2017 da OEIN. Glaucos Monteiro enviou duas composições de sua autoria para a seleção. Acabou de receber resposta oficial confirmando sua aprovação como compositor residente, em agosto de 2017.
Glaucos desenvolve pesquisa sobre a temática da música contemporânea em performance de instrumentos nativos, orientado pela Profa Dra. Teresinha Prada, e integra o Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea - Necimc. O viés de seu trabalho artístico-musical perpassa a questão da arte e resistência e o pensamento decolonial. Neste sentido, a residência na OEIN será uma oportunidade fundamental para a pesquisa de campo e o desenvolvimento material de sua dissertação.
Entre as atividades, o residente terá encontros com os elencos titular e juvenis da OEIN, bem como com o Ensamble de Cámara; visitas às oficinas do Programa de Iniciação Musical; encontro com o Mestre construtor de instrumentos Vicente Torrez, com a diretoria da OEIN, com compositores que já atuaram na OEIN, abordagem de instrumentos e técnicas instrumentais específicas.
O compositor residente deverá entregar una nova obra criada especialmente
para algum dos elencos da OEIN até 6 meses posteriores da residência. Também deverá apresentar um trabalho – palestra, audição ou comunicação – dedicado a compartilhar sua experiência com a OEIN.
A OEIN foi idealizada pelo compositor boliviano Cergio Prudencio em 1980, que atuou até 2016. Seu nome está gravado junto à Música Nova no continente, principalmente por seu êxito na herança cultural e contemporaneidade.
-
Mais detalhes em:
https://www.facebook.com/oeinbolivia/
http://oeinbolivia.com
No portal da UFMT- http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/35904/Cuiaba
- No blog Tyrannus
- http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/9275/contemporaneo-com-instrumentos-nativos
Parabéns Glauco! Sucesso caro colega.
ResponderExcluirQue ótimo!!! Parabéns Glaucos!!!
ResponderExcluirParabéns mestre!
ResponderExcluirSucesso nessa trilha!
Que Maravilha!!! Parabéns Glaucos!
ResponderExcluirQue maravilha, Glaucos! Parabéns!!!
ResponderExcluirQue maravilha, Glaucos! Parabéns!!!
ResponderExcluirQue massa, cara! Parabéns!!!!
ResponderExcluirParabéns meu irmão, nós que te conhecemos do kabalah sabemos muito bem onde você pode e vai chegar. Boa sorte nesta nova jornada.
ResponderExcluir