Um bom público compareceu ao Instituto de Linguagens, proveniente do Seminário de Educação Musical do curso de Licenciatura em Música do Departamento de Artes, para o masterclass do pianista Antonio Eduardo.
O concertista e professor da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) falou sobre a música do século XX, de quanto o elemento experimental foi presente e marcante para a criação musical – a pesquisa de novas sonoridades e o diálogo inter-artes ultrapassaram os limites de uma forte tradição em vigor, causando grande impacto.
Obras de Gilberto Mendes em especial foram enfocadas por Antonio Eduardo, a partir de um viés histórico: o dodecafonismo de Schoenberg, o serialismo integral de Webern, o lirismo de Berg, o "nada" de Cage... até a presença de uma produção brasileira de peso, tendo em nomes como Almeida Prado e Gilberto Mendes uma música ousada e polêmica, tanto artisticamente quanto socialmente.
Ao final de sua fala, o pianista solou obras do contexto abordado, oferecendo à plateia uma prévia de seu concerto.
DIA 28 DE MAIO DE 2014 - CONCERTO NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE LINGUAGENS
Casa cheia para receber e ouvir o pianista, que cativou a todos nos três dias em que ficou em Cuiabá. Pessoa aberta e solícita, Antonio Eduardo tem uma carreira de peso, já tendo se apresentado em vários países da Europa e recentemente na Austrália, sempre levando a música brasileira contemporânea para uma difusão internacional sistemática. Seus concertos surpreendem aos estrangeiros mais desavisados pelo nível alto da criação de nossos compositores. Na bagagem, o pianista já tem dezenas de obras dedicadas a ele por consagrados compositores, inclusive uma das últimas obras compostas de Almeida Prado, a Fantasia Litorânea (2008).
Em seu concerto aqui em Cuiabá, o público ouviu atentamente obras de seu mais recente CD, chamado Porto, além de outras de seu repertório como Il Neige de nouveau e Um Estudo? Eisler e Webern caminham nos mares do sul – ambas de Gilberto Mendes.
Agora que o pianista santista já sabe qual é o caminho da praia até o rio Cuiabá, não deverá ser difícil encontrarmos de novo com seu talento e simplicidade por aqui.
Antonio Eduardo, minutos antes de entrar em cena. Olhar tranquilo, prazer em vir e tocar para nós. |
Casa cheia para ouvir o pianista Antonio Eduardo, que veio a convite do Seminário de Educação Musical – ótima escolha. |
O momento inicial de falar à plateia as importantes informações sobre o contexto das obras do concerto da noite. |
Agradeceu e teve de tocar dois bis para satisfazer a entusiasmada plateia. |
Os mestres Gilberto Mendes e Almeida Prado estiveram entre os compositores rigorosamente bem interpretados pelo também santista Antonio Eduardo. |
O piano do auditório do IL soou diferente.
ResponderExcluirPudemos fruir das músicas interpretadas por Antonio Eduardo a ponto de nos esquecer do que acontecia no entorno.
Precisamos trazê-lo mais vezes.
Fortunato