Antonio Eduardo
Nos dias 26, 27 e 28 de maio o pianista Antonio Eduardo estará em Cuiabá para masterclass e um concerto durante o Seminário de Educação Musical do Departamento de Artes (leia sobre o evento em: http://www.ufmt.br/ufmt/un/noticia/2857/artes )
Dia 26/05, segunda-feira, 17h30, sala 45 do Instituto de Linguagens (terceiro piso): masterclass de Antonio Eduardo.
Dia 28/05, quarta-feira, 20h00, auditório do Instituto de Linguagens (térreo): concerto.
Antonio Eduardo – piano. Participando com freqüência de festivais, encontros de música contemporânea e congressos nacionais e internacionais em musicologia, Antonio Eduardo vem se destacando como um pianista e pesquisador voltado para a música de seu tempo.
Escreveu“O Antropofagismo na obra pianística de Gilberto Mendes” (AnnaBlume/FAPESP), além de diversos artigos para periódicos, sobre música contemporânea.
Atualmente dirige coleção voltada para música contemporânea brasileira, Antonio Eduardo Collection, na Bélgica, constando em seu catálogo obras de Gilberto Mendes, Silvia Berg, Sergio Vasconcelos Correa, Rodolfo Coelho de Souza e Almeida Prado .
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenador do Curso de Licenciatura em Musica e de Grupo de Pesquisae Extensão Universitária junto à Universidade Católica de Santos.
Antonio Eduardo – piano. Participando com freqüência de festivais, encontros de música contemporânea e congressos nacionais e internacionais em musicologia, Antonio Eduardo vem se destacando como um pianista e pesquisador voltado para a música de seu tempo.
Escreveu“O Antropofagismo na obra pianística de Gilberto Mendes” (AnnaBlume/FAPESP), além de diversos artigos para periódicos, sobre música contemporânea.
Atualmente dirige coleção voltada para música contemporânea brasileira, Antonio Eduardo Collection, na Bélgica, constando em seu catálogo obras de Gilberto Mendes, Silvia Berg, Sergio Vasconcelos Correa, Rodolfo Coelho de Souza e Almeida Prado .
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenador do Curso de Licenciatura em Musica e de Grupo de Pesquisae Extensão Universitária junto à Universidade Católica de Santos.
Sobre o programa do concerto – A música do século XX é constituída
por uma longa história de tentativas e experiências que levaram a uma série de
novas e fascinantes tendências, técnicas e à criação de novos sons, tudo isto
com o objetivo de contribuir para que o século XX tenha sido um dos períodos
mais empolgantes da história da música ocidental.
No Brasil, Gilberto
Mendes, um dos signatários do “Manifesto
Música Nova” juntamente com os músicos Willy Correia de Oliveira, Rogério
Duprat, Damiano Cozzella e outros, manifesto que foi publicado pela revista Invenção (São Paulo, 1963), porta-voz da
poesia concreta brasileira criada pelos poetas Haroldo de Campos, Augusto de
Campos e Décio Pignatari. A despeito de sua origem “tradicionalíssima” da qual
são testemunhas as obras eixo da nossa comunicação (e graças a elas, mesmo) ele
se tornaria um dos pioneiros do vanguardismo e da renovação da linguagem
musical brasileira criando obras
experimentais, concretas, de mixed media
e teatro musical , o que o tornaria conhecido no Brasil e no exterior.
Santos, neste contexto
musical foi o porto de desembarque, ao mesmo tempo, o porto que exportou e
multiplicou esta revolução musical de dimensões universais.
A geração do Musica Nova, continuou com Almeida Prado, Gil Nuno Vaz e Roberto Martins, fortemente influenciada por esta efervescência musical. Entretanto, novos caminhos e novas gerações que subiram a Serra, hoje retornam com novas leituras dos caminhos da linguagem musical, perfeitamente “plugados” com a diversidade de nossos novos tempos.
A geração do Musica Nova, continuou com Almeida Prado, Gil Nuno Vaz e Roberto Martins, fortemente influenciada por esta efervescência musical. Entretanto, novos caminhos e novas gerações que subiram a Serra, hoje retornam com novas leituras dos caminhos da linguagem musical, perfeitamente “plugados” com a diversidade de nossos novos tempos.
André Ribeiro
Prelúdio a uma Breve Canção (2011)
José Antonio Almeida
Prado
Fantasia Litorânea.Para piano (2008)
Sonata n. 06 – 1986
Michel Lysight
Chronographie
V (2003)
This is not a bossa (2004)
Gilberto Mendes
Estudo
de Sintese (2004)
Il
Neige de Nouveau (1987)
Eisler
e Webern caminham nos mares do sul (1985)
Estudo
ex tudo eis tudo, pois... (1997)
Sonatina
Mozartiana (1953)
É um privilégio termos um pianista desta envergadura em Cuiabá.
ResponderExcluirEmbora tenhamos grandes pianistas em nossa cidade, o estudo do piano não se sobressai como atividade musical.
Espero que a vinda dele esteja sendo um incentivo para muitos.
Fortunato
Que bacana!
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