Nesta quinta edição trouxemos como eixo delineador o corpo, o cérebro e a máquina na Música de Concerto. Cada palestrante abordou esse fio condutor Arte/Ciência dentro de sua pesquisa pessoal e o resultado foi um painel de recentes trabalhos, muitos em andamento.
Pela primeira vez foram ministradas oficinas ligadas aos temas das palestras e os dois concertos realizados no MusiCien deram uma perspectiva real, materializada, dos trabalhos estudados durante os cinco dias do Ciclo.
Em breve: publicação dos Anais e entrega dos certificados. Todos serão comunicados por e-mail.
Agradecemos aos colegas do Departamento de Artes, Diretoria do Instituto de Linguagens, Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Projeto Arte Cidadã de Santo Antonio de Leverger, PROAD, CODEX/PROCEV, PROEG e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso - FAPEMAT e ao nosso convidado especial Ronan Gil de Morais (IFG).
Vejam como foi o dia de hoje – palestra e concerto de encerramento.
Cláudio Benassi falou sobre sua recente pesquisa de Mestrado envolvendo descrição de processo composicional pelas lentes do pensador russo Bakhtin. |
Todos os dias tivemos um bom público presente às palestras. |
No concerto de encerramento, Oliver Yatsugafu toca Aboio e Dança Negra, de Paulo Bosísio. |
Eduardo Fiorussi, em seu violão de 7, executa com Vinícius Fraga o Choro Misto, tendo o autor, Roberto Victorio, no violão de 6. |
Aqui a estreia mundial de Exominiaturas VIII, tendo ao centro Ronan Gil (vibrafone), ladeado por Oliver Yatsugafu e Roberto Victorio, autor da série Exominiaturas. |
Grupo de Percussão: Anderson Mendes, Andrew Moraes, Daniel Baier, Ester Galvão, Filipe Cristino, Jeyvaldo Anjos, Ricardo Morais e Tarcísio Sobreira. Oficina: Ronan Gil de Morais.
Quinta-feira
Palestra da Profa. Dra. Taís Helena Palhares; Oficina Coral e Concerto de Ronan Gil de Morais
Abel Anjos, professor e coordenador da Licenciatura em Música, participando da Oficina Coral junto com o pessoal do Arte Cidadã. |
Helen Luce, professora do Bacharelado em Canto, ministra sua oficina coral, colocando todo mundo pra se soltar, antes de cantar. |
Concerto Percussão em Conexão
Repertório
That which is bodiless is reflected in bodies - Matthew Burtner
Chopel Perilous - Bruce Hamilton
Losing Touch - Edmund Campion
Mists - Matthew Burtner
SILENCE must BE - Thierry De Mey *
Interzones - Bruce Hamilton
Percussão : Ronan Gil
* - Engenheiro de som : Sarah Durand
Difusão: William Agnelo
RONAN GIL - Mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Université
de Strasbourg (França), é Bacharel em Percussão pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Possui Especialização em teclados de
percussão pelo Conservatoire de Strasbourg (França). Atuou junto ao Grupo
PIAP (Grupo de Percusão do Instituto de Artes da UNESP) por quatro
anos com criação e estreia de obras de diversos compositores brasileiros e
estrangeiros, apresentando-se em todo o Brasil, nos EUA e Canadá (Turnê Norte
Americana 2010). Pela Unesp obteve o Prêmio de Excelência em Pesquisa por seu
trabalho de conclusão de curso ("Repertório brasileiro para vibrafone
solo”). Concebeu e organizou o espetáculo Prisma com instalação sonora e
visual, realizando uma interação em tempo real entre três salas de concerto e
reunindo artistas de diferentes vertentes (músicos, artistas plásticos, dançarinos
e vídeo artista). Trabalhou junto com Tom Mays para criação da Orquestra de
Computadores de Strasbourg, tendo atuado ainda em música e interação
computacional com Antoine Spindler, Yves Kayser e Philippe Aubry. Foi
contratado como professor (Chargé de Cours e Percussioniste Accompagnateur) no
Conservatoire de Strasbourg. Nessa instituição esteve ligado aos departamentos
de percussão, de teoria e educação musical e de dança, para o qual criou ainda
a trilha de diversos espetáculos com percussão e eletrônica em tempo real.
Fundou os grupos: Babel Trio, DUALpha e Ensemble Vertebrae, todos voltados para
o repertório contemporâneo e a criação de peças de vanguarda. Integrou as mais
diversas formações de câmara: Accroche Note, Texture Ensemble da Milano,
DuAnphibios com concertos na França, Itália, Luxemburgo e Espanha. Sendo estes
grupos com os quais estreou obras de Flo Menezes, Stefano Gervasoni, David
Hernandez Ramos, Fernando Iazzetta, Jacopo Costa, Patricia Goberna, Marisa
Rezende, José Manoel Gatica, Nicolas Tzortis, Franck Christoph Yeznikian, Vito
Žuraj, André Bandeira, entre muitos outros. Enquanto solista lhe foram
dedicadas obras de Roberto Victorio e Ivan Chiarelli. Gravou CDs de obras
inéditas com Accroche Note, Grupo Piap e GPC e o CD e DVD da II Bienal de
Música Contemporânea de Mato Grosso. Como compositor escreveu obras para
percussão e eletrônica em tempo real, percussão solo e grupo de percussão.
Atualmente é professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Goiás (IFG), onde estruturou o curso de percussão e o Laboratório
de Percussão (LaPe) e criou ainda o primeiro grupo de percussão da
instituição (GruLaPe), sendo também vice-líder do Núcleo de Excelência em
Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão do Instituto Federal de Goiás (NΞP³/IFG)
e membro do Centro de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em
Percussão (CΞP³).
Vejam as fotos do ensaio geral e concerto:Já no bis, a emocionante obra Mists. |
Público ficou extasiado; até pediu para se manifestar. |
Ronan Gil trocando ideias com o artista plástico Herê Fonseca, autor da imagem do MusiCien. |
Ronan Gil e Daniel Baier. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário