CONCERTO DE VIOLÃO
WILLIAM AGNELO & HOBERDAN PENO
CONCERTO DE VIOLÃO
WILLIAM AGNELO & HOBERDAN PENO
22 de agosto de 2014 - 15h30
Auditório do Instituto de Linguagens - térreo
Obras solo de Villa-Lobos, Torroba, Tansman e duo de violões com Renascença Inglesa.
WILLIAM AGNELO
ROMANCE DE LOS PINOS –
FEDERICO MORENO TORROBA
BARCAROLA – ALEXANDRE
TANSMAN
PRELÚDIO 4 / ESTUDO 8 –
HEITOR VILLA-LOBOS
HOBERDAN PENO
MAZURKA-CHORO
PRELÚDIO 3 – HEITOR VILLA-LOBOS
PRELÚDIO 1
DUO DE VIOLÕES
LA ROSSIGNOL – ANÔNIMO
TOY FOR TWO LUTES –
THOMAS ROBINSON
SOBRE AS OBRAS DO CONCERTO
O espanhol Federico Moreno Torroba (1891-1982)
é de uma geração que conviveu com o consagrado violonista Andrés Segovia,
dedicando-lhe muitas obras. Romance
de los Pinos (Romance dos Pinheiros) é da série Castillos
de España, que homenageia dezenas de castelos ao redor da Espanha, num
estilo romântico tardio.
Alexandre Tansman (1897-1986) também viveu
o período de forte influência
de Segovia; a Barcarola é um dos movimentos da Cavatina, a obra mais reconhecida desse compositor franco-polonês.
O repertório violonístico de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
representa um marco na história mundial do instrumento. A qualidade atingida
pelo compositor carioca na criação musical em seu instrumento de formação é
reconhecida internacionalmente. O violão foi seu aliado para compor,
expressar-se musicalmente, bem como para as noites boemias.
A elegante Mazurka-Choro (1910)
é de uma fase seresteira e uma de suas primeiras composições, que mais
tarde seria editada dentro da Suite Populaire
Bresilienne da editora francesa Max Eschig.
Durante sua segunda estada em Paris,
Villa-Lobos compôs a série 12 Études
(12 Estudos, 1926-1929), provocando uma verdadeira revolução no modo de se
encarar o instrumento, que persistia em um Romantismo anacrônico, quase clássico
ainda; com essa formidável obra, o violão dá um salto técnico e poietico até então impensável, demorando
inclusive para ser assimilado pelos violonistas – a Segovia mesmo, a quem a
série é dedicada, não lhe agradava a linguagem dos estudos, mas executou
inúmeras vezes o nº 1 e 7. O Estudo 8
possui uma liberdade expressiva e contrastante entre uma Introdução algo
soturna nos baixos e uma subsequente melodia singela que súbito se abre para um
estilo improvisatório.
Na volta de sua estada em Paris, Villa-Lobos
reiterou sua força expressiva por meio da série dos 5 Prelúdios (1940),
rendendo homenagens ao homem do campo (Prelúdio 1), ao Índio (Prelúdio
4) e a Johann Sebastian Bach (Prelúdio 3) – a obra do gênio
alemão era uma paixão admitida por Villa-Lobos.
As origens dos instrumentos musicais
são algo muito difícil de se precisar pela antiguidade da atividade musical do
homem, mas sabe-se que o violão como pertencente à família das cordas pinçadas
possui uma simultaneidade de ocorrências entre Ocidente e Oriente, tendo a
Península Ibérica como ponto de encontro de inúmeras culturas, assim surgindo
um antepassado em especial que é a vihuela.
Por outro lado, o profícuo repertório da família dos alaúdes (lute em Inglês,
que vem do árabe, El úd) também permitiu ao violão assimilar toda a linhagem desse
repertório por proximidade física dos instrumentos (quantidade de cordas e extensão dos trastos). La Rossignol
e Toy for Two Lutes são exemplos da
Renascença Inglesa, publicados em várias coletâneas que bem representam a época elizabetana.
Teresinha Prada
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