quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Notícias UFMT ... 4º MusiCien

http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/12531/Cuiaba

UFMT realiza ciclo de palestras sobre Música e Ciência

Publicado em Notícias | 12/09/2013
 Na próxima terça-feira (17) tem início o 4º MusiCien, um ciclo de palestras que envolve música e ciência. O evento é organizado pelo Núcleo De Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea (Necimc) e acontece durante dois dias, no auditório do Instituto de Linguagens (IL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir das 14h.
Entre os convidados estão os professores da UFMT Jone Luís da Costa, Teresinha Prada, Roberto Victorio, Rita Domingues dos Santos, Nelsindo de Moraes, e o professor convidado Gilson Antunes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Além da parte de pesquisa, haverá um concerto de encerramento com o Trio Contemporâneo de Violões, Grupo Sextante, o solista Gilson Antunes e a estreia de obras de Willy Corrêa de Oliveira.
 As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo e-mail ciclomusicien@hotmail.com.
Programação
No dia 17 a programação começará às 14h, com o tema “Música ritual bororo e o mundo mítico sonoro: Kare e Paru – duas leituras em dois tempos”, com o professor Roberto Victorio (UFMT). Na sequência, a partir das 15h30, será abordada a “Invenção e citações nas gravuras para violão solo de Willy Corrêa de Oliveira”, com o professor Gilson Antunes (UFPB) e às 17h, “Questões sobre música pura e música idiomática”, com a professora Teresinha Prada (UFMT).
No dia 18 as palestras serão sobre “Matizes minimalistas em Gilberto Mendes”, às 14h, com a professora Rita de Cássia dos Santos (UFMT); “Composição Musical: os caminhos trilhados em instâncias”, às 15h30, com o professor Nelsindo de Moraes (UFMT); e “Dados preliminares da pesquisa: a análise musical na cultura contemporânea – uma abordagem crítica do fazer analítico atual e sua aplicabilidade”, às 17h, com o professor Jone Luís Conceição da Costa (UFMT).
O enceramento do 4º MusiCien, a partir das 19h, será marcado pela entrega dos anais do evento e por um concerto tendo Gilson Antunes como solista na
estreia de obras de Willy Corrêa de Oliveira e com a apresentação do
Trio Contemporâneo de Violões (Teresinha Prada, Roberto Victorio, Gilson Antunes)
& Grupo Sextante (Roberto Victorio, Rose Vic, Daniel Baier e Teresinha Prada),
estreando obras de compositores de Mato Grosso.
O evento é organizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), do MEC, do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), e do projeto Artes no IL, da UFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário