segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Recitais de Violão - dezembro 2014


William Agnelo em seu recital
de hoje,  05/12/2014. Obras de Tansmann,
Villa-Lobos e Leo Brouwer.
Hoberdan Peno se apresentou
logo em seguida. Obras de Sor, Villa-Lobos
e Leo Brouwer.






 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO


INSTITUTO DE LINGUAGENS
DEPARTAMENTO DE ARTES
BACHARELADO EM MÚSICA


RECITAL DE VIOLÃO



HOBERDAN PENO
WILLIAM AGNELO



Classe  de Violão III
PROFA. DRA. TERESINHA PRADA

SEMESTRE 2014/2

05  DE DEZEMBRO DE 2014
15h00

AUDITÓRIO DO IL – TÉRREO




WILLIAM AGNELO - Violão
ALEXANDRE TANSMAN
BARCAROLA

HEITOR VILLA-LOBOS
PRELÚDIO nº 3
PRELÚDIO nº 4
ESTUDO nº 8

LEO BROUWER
ESTUDIO SENCILLO  nº 11


HOBERDAN PENO - Violão
HEITOR VILLA-LOBOS
PRELÚDIO nº 1

FERNANDO SOR
MINUETO EM DÓ MAIOR OPUS 22
MINUETO EM RÉ MAIOR OPUS 11

LEO BROUWER
ESTUDIO SENCILLO  nº 9
ESTUDIO SENCILLO  nº 17


SOBRE O REPERTÓRIO

Alexandre Tansman (1897-1986) viveu o período de forte influência de Andrés Segovia no meio musical do violão; a Barcarola é um dos movimentos da Cavatina, dedicada a Segovia, e é a obra mais reconhecida desse compositor franco-polonês.

O repertório violonístico de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) representa um marco na história do instrumento. O violão foi seu aliado para compor e expressar-se musicalmente. Durante sua segunda estada em Paris, Villa-Lobos compôs a série 12 Estudos (1926-1929), dedicada a Segovia, provocando uma verdadeira revolução no modo de se encarar o instrumento, que persistia em um Romantismo anacrônico; com os 12 Estudos, o violão dá um salto técnico e poietico. O Estudo 8 possui uma Introdução algo soturna nos baixos e uma subsequente melodia singela que súbito se abre para um estilo improvisatório. Na volta ao Brasil após duas temporadas em Paris, onde se apresentou como um artista de vanguarda, Villa-Lobos reiterou sua força expressiva por meio de várias composições de caráter tradicional como a série dos 5 Prelúdios (1940), cujo Prelúdio 3 presta homenagem a Bach e o de nº 4 ao Índio.
Atingindo uma força criadora de primeiríssima grandeza, o cubano Leo Brouwer (1939-) surge no meio musical na década de 60 do século XX. O  Estudo 9 pertence a sua primeira série de estudos didáticos para o violão, apresentando a essência de elementos rítmicos afrocubanos em uma sonoridade atonal livre. Os Estudos 11 e 17 pertencem a segunda série, com maior grau de intenção técnica e musicalidade.
Proveniente da melhor linhagem de compositores-violonistas, o espanhol Fernando Sor (1778-1839) viveu boa parte de sua vida em Paris. Sua obra é fundamental para a técnica e repertório violonísticos, sendo profícuo autor de métodos. O minueto, dança ternária de provável origem francesa, tornou-se uma verdadeira febre entre a aristocracia, e integrou suites do Barroco e muitas sonatas do período clássico-romântico, como esses dois Minuetos de Sor.
Teresinha Prada




RECITAL DE VIOLÃO
JOEL CARVALHO DE AMORIM





Classe  de Violão IV
PROFA. DRA. TERESINHA PRADA
SEMESTRE 2014/2
02  DE DEZEMBRO DE 2014
15h00
AUDITÓRIO DO IL – TÉRREO

JOEL CARVALHO DE AMORIM
- ESTRELA  nº 1

FRANCISCO TÁRREGA
- ADELITA

HEITOR VILLA-LOBOS
–      PRELÚDIO nº 3

LEO BROUWER
–      ESTUDIO SENCILLO  nº 9
–      UN DÍA DE NOVIEMBRE

CÉSAR GUERRA PEIXE
–      PRELÚDIO nº 5

SOBRE O REPERTÓRIO

Não é raro encontrar violonistas com interesse pela composição; a atividade tecno-interpretativa e o conhecimento do idiomatismo do instrumento suscitam a criação, e assim tem sido com Joel Carvalho de Amorim que também emprega parte de seu tempo para compor, como em Estrela nº 1 (2010) dedicada a sua esposa.
O repertório violonístico de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) representa um marco na história mundial do instrumento. A qualidade atingida pelo compositor carioca em seu instrumento de formação é reconhecida internacionalmente. O violão foi seu aliado para compor, expressar-se musicalmente, bem como para noites boemias. Na sua volta definitiva ao Brasil após duas temporadas em Paris, onde se apresentou como um artista de vanguarda, Villa-Lobos reiterou sua força expressiva por meio de vários composições de caráter mais tradicional como é a série dos 5 Prelúdios (1940), cujo Prelúdio 3 presta homenagem a J.S. Bach.
Atingindo uma força criadora de primeiríssima grandeza, o cubano Leo Brouwer (1939-) surge no meio musical na década de 60 do século XX. O  Estudo 9 pertence a sua primeira série de estudos didáticos para o violão, apresentando a essência de elementos rítmicos afrocubanos em uma sonoridade atonal livre, diferentemente da romântica Un Día de Noviembre  (Um Dia de Novembro), uma de suas peças mais famosas, proveniente da trilha original do filme homônimo (1972) do cultuado cineasta cubano Humberto Solás.
O espanhol Francisco Tárrega (1852-1909) é um dos compositores-chave do repertório violonístico, com uma marcante carreira como intérprete, de reconhecida busca pelo perfeccionismo que fez elevar o nível da performance do violão. Compôs cerca de 200 obras, das quais a mazurca Adelita é uma das mais tocadas.
Na recente história da música erudita do Brasil, César Guerra-Peixe (1914-1993) viveu um dos episódios mais marcantes ao passar do Dodecafonismo, tendência composicional ligada às inovações, para o Nacionalismo. O violão esteve presente nessas duas fases contrastantes de Guerra-Peixe, tanto em 1946 quando compõe Suíte, dentro do processo composicional serial dodecafônico, e na década de 70 a série de 5 Prelúdios, todos de cunho mais nacionalista e regional. O Prelúdio nº 5 é um típico ponteado composto dentro do ambiente sonoro nordestino.

Teresinha Prada



Joel Carvalho no recital de hoje à tarde
Obras de Villa-Lobos e Brouwer foram apresentadas


Próximo evento:
05 DE DEZEMBRO -  15h00 - Classe de Violão III
Hoberdan Peno
William Agnelo

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