segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Palestra Marisa Rezende... relato e fotos!!


A compositora Marisa Rezende ofereceu uma palestra sobre Composição hoje à tarde no Departamento de Artes. 

O público pôde apreciar duas obras suas, Trama e Fragmentos. 
Marisa demonstrou o caminho de cada obra, principalmente em Trama, que pudemos ver a partitura e ouvi-la no DVD da Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio, 2013) com a performance de Fábio Presgrave. 

Foi a partir de um pedido de Presgrave que a compositora iniciou o trabalho, uma célula original, detendo-se por um tempo só nessa célula, porém um poema da poetisa polonesa Wislawa Szymborska impulsionou Marisa para o rumo que a obra tomou. Assim, foi muito interessante ver suas explicações sobre como isso se imprimiu na composição, que não é obra descritiva, mas uma aproximação ao poema, acima de tudo às palavras Futuro, Silêncio e Nada; além disso, há aproximações ao Tonalismo, uso de cromatismo, escala octatônica, enfim materiais presentes em Trama.

A performance de Presgrave vista no DVD foi uma apresentação ao vivo, muito impressionante, pela obra estar decor e a delicadeza do discurso musical obtida por esse violoncelista, grande músico.


Violoncelista Fábio Presgrave em Trama

Presgrave, maestro Gustavo Petri e OSB

Quase ao final da palestra, brevemente tivemos contato com Fragmentos, para orquestra sinfônica, cuja ideia motora foi fazer transitar fragmentos em destaque para cada grupo de instrumentos, sem hierarquias, terminando em um sugestivo acorde em uníssono. Também pudemos ouvir essa obra em gravação em CD (Orquestra Sinfônica Nacional, série Compositores de Hoje), que foi presenteado por Marisa para o acervo da Musicoteca do Departamento de Artes.

A palestra precisava acabar... perguntas da plateia ficaram no ar, aguardando a volta de Marisa Rezende a Mato Grosso. 

Marisa Rezende veio a Mato Grosso para participar
da Banca Julgadora do I Concurso Solistas de Mato Grosso...

... e nos ofertou essa bela palestra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário