segunda-feira, 14 de abril de 2014

Edino Krieger na UFMT... história, música e inspiração para inaugurar o ano de 2014.

 Nesta tarde, o Bacharelado em Música da UFMT recebeu o grande compositor Edino Krieger –  o mais importante compositor vivo do Brasil –, como bem destacou Roberto Victorio, na abertura da mesa de hoje.

  Edino começou lembrando o início das Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, fruto de ideias suas sobre como mostrar o que havia de mais recente na composição musical brasileira.

As Bienais acabaram ocorrendo nos anos 70, como herdeiras de um outro evento,  o Festival de Música da Guanabara, nos idos de 1969, idealizado por Edino e com o apoio de uma figura proeminente da política cultural: Gonzaga da Gama Filho. Graças a essa iniciativa, nomes como Almeida Prado despontaram no meio musical brasileiro e possibilitou inclusive sua ida a Paris.

Edino falou também sobre figuras históricas da Música Erudita Brasileira como Hans Joachim Koellreutter, Guerra-Peixe, Eunice Katunda, Claudio Santoro e Gilberto Mendes, e de nomes fundamentais da MPB como Vinícius de Moraes, com quem inclusive foi parceiro em um dos Festivais Internacionais da Canção.

O compositor comentou a questão das tendências musicais no Contemporâneo, de como o som se tornou um elemento proeminente, em certos momentos da história. Especificamente falou do fascínio ainda exercido nos compositores jovens pelo serialismo pós-Schoenberg, justamente pela quebra com o tradicional, uma certa atração pelo som.

Questionado sobre como é viver na Música profissionalmente, Krieger sentenciou que, apesar de todas as dificuldades – que não serão poucas – quando uma pessoa escolhe essa carreira nada a fará mudar de ideia.

A equipe local do SESC Arsenal (Jan Moura, Patrícia Andrade) e a do SESC Nacional (Thiago Sias) por meio do projeto SESC Sonora Brasil estiveram presentes à aula inaugural e foram oferecidos à numerosa plateia os Catálogos do projeto, com ricas informações sobre Edino Krieger e Tambores e Batuques. Também contamos com a presença dos músicos Fernando de Carli (Polyphonia) e de Ubiratã Rodrigues (Quarteto Belmonte).


CONCERTO
Amanhã 15/04/2014 - SESC Arsenal, 19h00, concerto inaugural do SESC Sonora Brasil, com o Quinteto Brasilia (Distrito Federal) e Raízes do Bolão (Amapá). Entrada franca; distribuição de convites uma hora antes do concerto no próprio SESC.


Veja fotos e leia mais sobre a aula inaugural na UFMT e o Sonora Brasil em:


  • Casa cheia na UFMT pra ver e ouvir o bravo Edino Krieger

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/4066/icone-da-musica-contemporanea-brasileira

 http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/04/13/interna_diversao_arte,422866/projeto-musical-sonora-brasil-inicia-circuito-2014-esta-semana.shtml

http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/15648/cuiaba

http://www.diario24horas.com.br/noticia/24397-festival-brasil-musical-2014-inicia-nesta-semana

http://www.jornalportonews.com.br/?pg=not%EDcia&id=4392

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=449564

http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Tambores_e_Batuques_Maior_projeto_de_circulacao_musical_do_Brasil_tera_abertura_em_Cuiaba&edt=9&id=4392

http://www.ebc.com.br/cultura/2014/04/projeto-musical-sonora-brasil-inicia-circuito-2014-esta-semana



Nenhum comentário:

Postar um comentário