sábado, 24 de maio de 2014

PIANISTA ANTONIO EDUARDO EM CUIABÁ



Antonio Eduardo


Nos dias 26, 27 e 28 de maio o pianista Antonio Eduardo estará em Cuiabá para masterclass e um concerto durante o Seminário de Educação Musical do Departamento de Artes (leia sobre o evento em: http://www.ufmt.br/ufmt/un/noticia/2857/artes )


Dia 26/05, segunda-feira, 17h30, sala 45 do Instituto de Linguagens (terceiro piso): masterclass de Antonio Eduardo.


Dia 28/05, quarta-feira, 20h00, auditório do Instituto de Linguagens (térreo): concerto.




Antonio Eduardo – piano. Participando com freqüência de festivais, encontros de música contemporânea e congressos nacionais e internacionais em musicologia, Antonio Eduardo vem se destacando como um pianista e pesquisador voltado para a música de seu tempo.
Escreveu“O Antropofagismo na obra pianística de Gilberto Mendes” (AnnaBlume/FAPESP), além de diversos artigos para periódicos, sobre música  contemporânea.
Atualmente dirige coleção voltada para música contemporânea brasileira, Antonio Eduardo Collection, na Bélgica, constando em seu catálogo obras de Gilberto Mendes, Silvia Berg, Sergio Vasconcelos Correa, Rodolfo Coelho de Souza e Almeida Prado .
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo. É coordenador do Curso de Licenciatura em Musica  e de Grupo de Pesquisae Extensão Universitária junto à Universidade Católica de Santos.

Sobre o programa do concerto – A música do século XX é constituída por uma longa história de tentativas e experiências que levaram a uma série de novas e fascinantes tendências, técnicas e à criação de novos sons, tudo isto com o objetivo de contribuir para que o século XX tenha sido um dos períodos mais empolgantes da história da música ocidental.
No Brasil, Gilberto Mendes, um dos signatários do “Manifesto Música Nova” juntamente com os músicos Willy Correia de Oliveira, Rogério Duprat, Damiano Cozzella e outros, manifesto que foi publicado pela revista Invenção (São Paulo, 1963), porta-voz da poesia concreta brasileira criada pelos poetas Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. A despeito de sua origem “tradicionalíssima” da qual são testemunhas as obras eixo da nossa comunicação (e graças a elas, mesmo) ele se tornaria um dos pioneiros do vanguardismo e da renovação da linguagem musical  brasileira criando obras experimentais, concretas, de mixed media e teatro musical , o que o tornaria conhecido no Brasil e no exterior.
Santos, neste contexto musical foi o porto de desembarque, ao mesmo tempo, o porto que exportou e multiplicou esta revolução musical de dimensões universais.
A geração do Musica Nova, continuou com Almeida Prado, Gil Nuno Vaz e Roberto Martins, fortemente influenciada por esta efervescência musical. Entretanto, novos caminhos e novas gerações que subiram a Serra, hoje retornam com novas leituras dos caminhos da linguagem musical, perfeitamente “plugados” com a diversidade de nossos novos tempos. 

André Ribeiro

Prelúdio a uma Breve Canção (2011)

 José Antonio Almeida Prado 

 Fantasia Litorânea.Para piano (2008)

Sonata n. 06 – 1986

Michel Lysight
Chronographie V (2003)
This is not a bossa (2004)

Gilberto Mendes  

Estudo de Sintese (2004)
Il Neige de Nouveau (1987)
Eisler e Webern caminham nos mares do sul (1985)
Estudo ex tudo eis tudo, pois... (1997)
Sonatina Mozartiana (1953)


2 comentários:

  1. É um privilégio termos um pianista desta envergadura em Cuiabá.
    Embora tenhamos grandes pianistas em nossa cidade, o estudo do piano não se sobressai como atividade musical.
    Espero que a vinda dele esteja sendo um incentivo para muitos.

    Fortunato

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