sábado, 16 de agosto de 2014

5º MusiCien - encerramento... vejam como foi...

O 5º Ciclo de Palestras sobre Música e Ciência mostra a conexão entre Artes e Ciência, sem perdas para qualquer lado, muito pelo contrário são áreas do conhecimento que se somam.

Nesta quinta edição trouxemos como eixo delineador o corpo, o cérebro e a máquina na Música de Concerto. Cada palestrante abordou esse fio condutor Arte/Ciência dentro de sua pesquisa pessoal e o resultado foi um  painel de recentes trabalhos, muitos em andamento.

Pela primeira vez foram ministradas oficinas ligadas aos temas das palestras e os dois concertos realizados no MusiCien deram uma perspectiva real, materializada, dos trabalhos estudados durante os cinco dias do Ciclo.

Em breve: publicação dos Anais e entrega dos certificados. Todos serão comunicados por e-mail.

Agradecemos aos colegas do Departamento de Artes, Diretoria do Instituto de Linguagens, Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Projeto Arte Cidadã de Santo Antonio de Leverger, PROAD, CODEX/PROCEV, PROEG e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso - FAPEMAT e ao nosso convidado especial Ronan Gil de Morais (IFG).

Vejam como foi o dia de hoje – palestra e concerto de encerramento.


Cláudio Benassi falou sobre sua recente pesquisa de
Mestrado envolvendo descrição de processo composicional
pelas lentes do pensador russo Bakhtin.

Todos os dias tivemos um bom público
presente às palestras.

No concerto de encerramento, Oliver Yatsugafu
toca Aboio e Dança Negra, de Paulo Bosísio.

Eduardo Fiorussi, em seu violão de 7, executa
com Vinícius Fraga o Choro Misto, tendo o autor,
Roberto Victorio, no violão de 6.

Aqui a estreia mundial de Exominiaturas VIII, tendo ao centro Ronan Gil
(vibrafone), ladeado por Oliver Yatsugafu e Roberto Victorio,
autor da série Exominiaturas.

Momento de situar o público sobre o contexto das próximas obras.
Ronan Gil fala das quatro peças que montou com o Grupo de Percussão
durante as oficinas do MusiCien.

Repertório
Summon the Spirits - Kevin Tuck, inspirada pela percussão de tambores japoneses
Clapping Music - Steve Reich - obra minimalista do consagrado compositor
estadunidense
Hipercanon - Roberto Victorio (estreia mundial), composta especialmente para o
Grupo de Percussão do 5º MusiCien
Fator Extraterrestre II - Daniel Baier (estreia mundial), composta pelo integrante do
grupo, aluno no curso de Música.










Grupo de Percussão: Anderson Mendes, Andrew Moraes, Daniel Baier, Ester Galvão, Filipe Cristino, Jeyvaldo Anjos, Ricardo Morais e Tarcísio Sobreira. Oficina: Ronan Gil de Morais.


--------------
Quinta-feira
Palestra da Profa. Dra. Taís Helena Palhares; Oficina Coral e Concerto de Ronan Gil de Morais

Taís Helena,  professora e chefe do departamento de Artes,
trouxe para o 5º MusiCien o assunto a que se dedica
como pesquisadora, a cognição musical dos bebês, que foi o
tema de seu doutorado em Música na Universidade Federal da Bahia.

Abel Anjos, professor e coordenador da Licenciatura em
Música, participando da Oficina Coral junto com o pessoal
do Arte Cidadã.
Helen Luce, professora do Bacharelado em Canto,
ministra sua oficina coral, colocando todo mundo
pra se soltar, antes de cantar. 





Concerto Percussão em Conexão
Repertório 

That which is bodiless is reflected in bodies - Matthew Burtner
Chopel Perilous - Bruce Hamilton
Losing Touch - Edmund Campion
Mists - Matthew Burtner
SILENCE must BE - Thierry De Mey *
Interzones - Bruce Hamilton

Percussão : Ronan Gil

* - Engenheiro de som : Sarah Durand

Difusão: William Agnelo


 RONAN GIL - Mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Université de Strasbourg (França), é Bacharel em Percussão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Possui Especialização em teclados de percussão pelo Conservatoire de Strasbourg (França). Atuou junto ao Grupo PIAP (Grupo de Percusão do Instituto de Artes da UNESP) por quatro anos com criação e estreia de obras de diversos compositores brasileiros e estrangeiros, apresentando-se em todo o Brasil, nos EUA e Canadá (Turnê Norte Americana 2010). Pela Unesp obteve o Prêmio de Excelência em Pesquisa por seu trabalho de conclusão de curso ("Repertório brasileiro para vibrafone solo”). Concebeu e organizou o espetáculo Prisma com instalação sonora e visual, realizando uma interação em tempo real entre três salas de concerto e reunindo artistas de diferentes vertentes (músicos, artistas plásticos, dançarinos e vídeo artista). Trabalhou junto com Tom Mays para criação da Orquestra de Computadores de Strasbourg, tendo atuado ainda em música e interação computacional com Antoine Spindler, Yves Kayser e Philippe Aubry. Foi contratado como professor (Chargé de Cours e Percussioniste Accompagnateur) no Conservatoire de Strasbourg. Nessa instituição esteve ligado aos departamentos de percussão, de teoria e educação musical e de dança, para o qual criou ainda a trilha de diversos espetáculos com percussão e eletrônica em tempo real. Fundou os grupos: Babel Trio, DUALpha e Ensemble Vertebrae, todos voltados para o repertório contemporâneo e a criação de peças de vanguarda. Integrou as mais diversas formações de câmara: Accroche Note, Texture Ensemble da Milano, DuAnphibios com concertos na França, Itália, Luxemburgo e Espanha. Sendo estes grupos com os quais estreou obras de Flo Menezes, Stefano Gervasoni, David Hernandez Ramos, Fernando Iazzetta, Jacopo Costa, Patricia Goberna, Marisa Rezende, José Manoel Gatica, Nicolas Tzortis, Franck Christoph Yeznikian, Vito Žuraj, André Bandeira, entre muitos outros. Enquanto solista lhe foram dedicadas obras de Roberto Victorio e Ivan Chiarelli. Gravou CDs de obras inéditas com Accroche Note, Grupo Piap e GPC e o CD e DVD da II Bienal de Música Contemporânea de Mato Grosso. Como compositor escreveu obras para percussão e eletrônica em tempo real, percussão solo e grupo de percussão. Atualmente é professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), onde estruturou o curso de percussão e o Laboratório de  Percussão (LaPe) e criou ainda o primeiro grupo de percussão da instituição (GruLaPe), sendo também vice-líder do Núcleo de Excelência em Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão do Instituto Federal de Goiás (NΞP³/IFG) e membro do Centro de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (CΞP³).
Vejam as fotos do ensaio geral e concerto:










Já no bis, a emocionante obra Mists.

Público ficou extasiado; até pediu
para se manifestar.


Ronan Gil trocando ideias com o artista plástico Herê Fonseca, autor
da imagem do MusiCien.

Ronan Gil e Daniel Baier.




Nenhum comentário:

Postar um comentário